sábado, 20 de janeiro de 2007

Uma Visão Italiana da História de Génova em Quatrocentos – com subsídio para o problema da concreta naturalidade intra-italiana de Colombo

Mapa político da Europa quatrocentista



Prosseguindo a temática do artigo anterior, respeitante à visão historiográfica sobre a República de Génova no início da sua decadência como potência naval e comercial em Quatrocentos, tínhamos já referido no Mediterrâneo ocidental o crescimento do poder do novo império militar e comercial catalão, cruzando-se os seus eixos navais de Barcelona a Palermo, de Nápoles a Valência, incluindo-se nele as grandes ilhas da Sardenha, Sicília, Baleares, e ainda, pontualmente e em conflito com os genoveses, algumas pequenas partes da Córsega.

Mediterrâneo Ocidental, Aragão e Génova

Assim interceptava o Reino de Aragão as posições da República de Génova no seu trânsito marítimo vital rumo à chegada das especiarias ao Próximo Oriente - oriundas estas das Ilhas Molucas aonde eram cultivadas, na Insulíndia, perto de Timor. Era como havíamos dito agora já sobretudo Veneza, com rota directa pelo Adriático, também ameaçada pelos turcos, quem continuava a ser o grande intermediário comercial europeu junto do Egipto mameluco.

A cidade de Génova, em 1493

Aduza-se agora a posição de Vitale (1), sugerindo-nos como já pensávamos que à medida que o perigo militar e naval otomano se ia acentuando no Mediterrâneo oriental, ameaçando paulatinamente a curto ou médio prazo, sem capacidade de resistência viável, as bases do lucrativo comércio das especiarias entre o Próximo Oriente e a Europa Cristã – praticado pelas duas cidades italianas rivais, Veneza e ainda Génova - o escopo principal das actividades mercantis genovesas se foi virando para Ocidente. Fenómeno que parece acentuar-se, nomeadamente, a partir da queda de Constantinopla em 1453, evento com grave eco em todo o Ocidente cristão, ocorrido dois anos apenas depois da data em que se julga ter nascido Colombo, segundo a tese purista, ou dezasseis anos após, reportando-nos às teses anti-puristas que têm em conta a cronologia aceitavelmente retirada das fontes coevas, e que o dão por nascido em 1437.

Muito antes do estabelecimento do monopólio marítimo português da nova via oceânica euro-asiática para as especiarias do Oriente em 1498 (Rota do Cabo) - ou do caminho marítimo atlântico euro-americano oficializado por Colombo em 1492 a favor de Castela (6), essa diversificação do interesse comercial genovês é-nos demonstrada pela presença nas ilhas de Maiorca, primeiro, e da Madeira (8), depois, de malhas do comércio lígure estabelecidas já para cá do estreito de Gibraltar. Estreito esse cuja livre passagem às naves cristãs se encontrava garantida pela posse portuguesa de Ceuta desde 1415.

A Ceuta portuguesa, em 1572

Sobretudo a partir desta data, e muito antes da transferência no final do sc. XV do principal centro comercial e marítimo do mundo da Península Italiana (Pisa, Génova e depois Veneza) para a Península Hispânica (grosso modo Lisboa, especiarias, e depois de 1524 também Sevilha, minérios) já os mercadores genoveses tinham apostado na criação e intensificação de relações mercantis com os portos do Atlântico setentrional europeu, acedendo por via marítima costeira directa ao mercado da Flandres, e até da Inglaterra, tradicionais consumidores dos produtos que intermediavam, e dali podiam seguir para o Báltico. Esta via de cabotagem (10) europeia obviava a que os produtos atravessassem a França, até tarde rasgada pela Guerra dos Cem Anos (7). É de notar que antes desta época a redistribuição europeia das preciosas especiarias se fazia principalmente através de antigas rotas terrestres transalpinas, atravessando primacialmente a chamada rota champenesa, ou das feiras, em França, na ligação entre as duas zonas mais ricas da Europa, a Flandres a norte, e a Itália, a sul.

Lisboa, ainda capital dos Oceanos em 1572

É nesta perspectiva que se compreende o estabelecimento em Lisboa dos Colombos, segundo Giunciuglo (2): tendo tido o porto de Lisboa um enorme desenvolvimento comercial com o trânsito marítimo de bens de consumo novos oriundos das feitorias portuguesas na Costa da Guiné (9), atraiu o interesse dos banqueiros genoveses e placentinos, que nele se vieram estabelecer. Cerca de 1471, refere ainda Giunciuglo, sabemos pelas fontes portuguesas que chegaram à capital portuguesa os irmãos Bartolomeu e Cristóvão Colombo. E entrando nós agora no ponto das muitas confusões que se tem feito ao longo do tempo sobre o problema da naturalidade do posteriormente famigerado Cristóvão - estes irmãos, dispondo embora de um passaporte da República de Génova, não seriam exactamente genoveses, senão grosso modo, mas, sim, placentinos.

Ignorando agora, por despiciendas ao ponto, as considerações desta última obra sobre um possível sangue hebreu que ali se crê poder estar presente nas veias de Colombo, passaremos a referir a tese que dentro dela nos interessa. Um esclarecimento viável, lógico, eventualmente possível, e que ajuda a equacionar a tão propalada e confusa questão da naturalidade intra-italiana dos dois irmãos Colombo estabelecidos em Portugal. Irmãos aqui aventados como originários de Placência, cidade que se situa junto a Pavia, a mesma Pavia aonde o filho do condottiero marítimo, Fernando Colombo, nos relata que seu pai havia estudado. Placência, que sabemos também ser a terra italiana de origem dos Pallastrelli, depois Perestrelo, a própria família aonde em Portugal viria a casar Cristóvão Colombo. Assim, esclarece-nos ainda Giunciuglo que nos anos setenta do sc. XV uma fasquia da província de Placência (3) pertencia à Ligúria da República de Génova, cuja fronteira ia até à localidade de Bobbio, cujo “podestá” (4) seria genovês. Isto terá implicado que a todos os italianos naturais da pequena região placentina sita entre Bobbio e Ottone (5) fossem então passados passaportes da República de Génova, enquanto que aos restantes placentinos, a maioria deles, era dado passaporte do ducado de Milão, a que pertenciam por obediência. No Portugal quatrocentista, consequentemente, os placentinos com passaporte de Milão seriam chamados de milaneses, enquanto que os placentinos de Bobbio, com passaporte da República, seriam ditos genoveses.

Seguiremos este assunto quando nos for possível.
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1) Cf. Vitale, Vito, “La cultura dei mercanti genovesi e Cristoforo Colombo”, op. cit. net.
2) Cf. Giunciuglio, Vittorio, "Un ebreo chiamato Cristoforo Colombo" , op. cit net.
3) Piacenza, em italiano.
4) Desde o final da Idade Média, nome dado ao representante do Imperador em certas cidades italianas. O potestade era ali o chefe da magistratura local, mas com poderes administrativos igualmente.
5) O autor defende naturalmente que os Colombos do navegador estariam incluidos neste caso.
6) Esta rota marítima euro-americana “colombina” só adquirirá, no entanto, real importância económica e política posteriormente, já nos anos seguintes à conquista castelhana do México (1521) e do Peru (1533) , com a primeira chegada à Europa dos minérios em falta para ali bater moeda, o oiro e a prata. Passando a Península Europeia da escassez de metais à fartura excessiva, provocou o facto uma cruel e continuada inflação que durou todo o sc. XVI, com consequências mais marcadas no empobrecimento das suas zonas rurais, que assim irão enviar contingentes de gente desocupada e inútil para as cidades, ali gerando novos clientelismos de subsídio-dependência social.
7) A Guerra dos Cem Anos, entre os diferentes reinos do Ocidente Europeu, teve os seus beligerante alinhados bipolarmente. No eixo das potências marítimas os reinos da Inglaterra - com os seus ducados da Normandia e da Aquitânia em território francês - e de Portugal. No eixo das potências continentais, os reinos da França e de Castela. Foi este um conflito que terminou justamente no ano da queda de Constantinopla, derrota que exigia à Cristandade uma união defensiva concertada.
8) Na Madeira existia então o chorudamente lucrativo comércio do açúcar de cana, substituindo o mel na culinária europeia, exportado para o resto da Europa. Utilizando mão de obra escrava, o plantio de cana de açúcar na Ilha serviu de embrião para a sua transposição em larga escala, anos mais tarde, para o Nordeste brasileiro, como alternativa à queda dos rendimentos portugueses no comércio das especiarias no Império do Oriente. Tal facto deveu-se sobretudo ao acesso de outros países à Rota do Cabo, e fim efectivo do mare clausum português decretado em Tordesilhas. É no reinado de D. Sebastião que pela primeira vez o Reino equaciona transitar do Império Índico para um Império Atlântico, baseado justamente na elevada rentabilidade do açúcar brasileiro, como veio a verificar-se durante a dinastia seguinte dos Habsburgo, e sobretudo com o regime económico vigente sob D. João IV e D. Pedro II, expulsos já os holandeses das colónias atlânticas portuguesas.
9) Oiro, escravos, marfim e pimenta malagueta, sobretudo, além de plantas de tintura têxtil. As duas feitorias foram, Arguim, primeiro, e depois a de S. Jorge da Mina, esta a primeira construção militar inteiramente pré-fabricada de que há memória no mundo, e transportado o corpo da sua notável fortaleza dividido, como pedras marcadas, servindo de lastro no porão dos vários navios que a levaram de uma só vez, a fim de ser montada ad-hoc no local escolhido para o efeito no Golfo da Guiné (actual Benim).
10) Antes de os portugueses terem desenvolvido a navegação à vela, por coordenadas geográficas, que lhes permitiu navegar no alto mar, durante o sc. XV, a navegação procurava ainda fazer-se apenas ao longo da costa, mantida visível. As galeras usadas na cabotagem eram mais lentas e pesadas do que as caravelas oceânicas, podendo ter velas mas assentando a sua marcha em múltiplos remadores (existindo já galeras mistas, com sistema de remos e vela). Ao por-do-sol costumavam parar os navios, e ancorar, só retomando a navegação, sempre à vista da costa, ao nascer o sol seguinte.

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