quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

In memoriam - A. H. de Oliveira Marques


A. H. de Oliveira Marques nasceu em S. Pedro do Estoril em 1933, licenciou-se em 1956 em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Lisboa e estagiou na Universidade de Wuzburg. Foi professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1957 e doutorou-se em História em 1960, passados dois anos foi afastado da Universidade depois de participar na greve dos alunos. Em 1965 foi para os Estados Unidos onde foi professor das universidades de Auburn, Florida, Columbia, Minnesota e Chicago tendo dado conferências em vários estados.
Em 1970 voltou a Portugal, mas somente em 1974 assumiu um cargo público ao ser director da Biblioteca Nacional de Lisboa, voltou a leccionar em 1976 mas desta vez na Universidade Nova de Lisboa onde também fez parte do Conselho Científico.
Recebeu o doutoramento Honoris Causa da Universidade de La Trobe de Melbourne na Austrália em 1997. E em 1998 foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.


Oliveira Marques é considerado um dos grandes nomes da historiografia portuguesa especializado na Idade Média, embora com incursões em outras épocas nomeadamente na História Contemporânea. A sua vasta obra ronda os 60 livros, sendo também autor de numerosos artigos que ultrapassam o milhar entre revistas, dicionários e enciclopédias. Destacam-se entre as suas obras:

Hansa e Portugal na Idade Média
A Sociedade Medieval Portuguesa: Aspectos da Vida Quotidiana
Portugal Quinhentista
História de Portugal
A Primeira República Portuguesa
Dicionário da Maçonaria Portuguesa
História da Maçonaria em Portugal
A Maçonaria Portuguesa e o Estado Novo

O Professor Oliveira Marques certamente gostaria de ver recomendadas estas três últimas obras aos amantes da cabalística maçónica colombina.

Sem comentários: