quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O Ovo de Brunelleschi - ou o Fim do Pseudo-Histórico Ovo de Colombo

Monumento ao "Ovo de Colombo"

A Pseudo-História, ao basear-se em deduções não comprovadas, e contrárias ao documentado, e postas em circulação deliberadamente, pode perfeitamente, quanto a nós, ser chamada de História Boateira. O alcance, a difusão, a extensão dos estragos feitos pelo alargar do boato, são sobejamente conhecidos. Por vezes, mesmo, incapazes de reconhecer o erro total, geral e de base das suas publicações, existem algumas pessoas que passam a proceder (quando não começam logo por aí...) à publicação de documentos falsos, que se aparentem capazes de justificar teses estrambólicos ou alheias à verdade (1).
Outras vezes, o boato funciona com a indevida reproduação de informação mal compreendida e repassada sem critério, fenómeno que nos nossos dias parece poder atingir dimensões preocupantes com a Internet.


Representação, em 1630, da
cena do suposto ovo de Colombo

Curiosamente, um dos mais antigos exemplos de como a História do Boato se pode conseguir tornar "verdadeira" na crença geral por longos séculos, é exactamente o mito do chamado Ovo de Colombo... que parece afinal descobrir-se ter sido, sim, o Ovo de Brunelleschi. O ovo foi um exemplo que este arquitecto florentino utilizou cerca de 1445, para exemplificar aos ignorantes da arquitectura na cidade a forma que estava a imprimir ao zimbório da catedral de Florença (2).

O seu compatriota Girolamo Benzoni (3), muitos anos mais tarde, querendo ironizar a nobreza castelhana, que não aceitava Colombo, e desprezava a falsa descoberta do caminho marítimo para a Índia por este, resolveu atribuir o episódio de Brunelleschi ao almirante das falsas Índias, numa inventada resposta a quantos castelhanos lhe menosprezariam um feito tão polémico, porque contrário ao inicialmente proposto.

Mais de dois séculos depois, Voltaire leu a obra, e crendo no que dizia, reproduziu a informação do ovo, atribuindo-a a Colombo como verdadeira, e depois dele, o erro ficou sendo repetido ad eternum, até aos nossos dias.

____________________

1) Cf. www.pbs.org/wgbh/nova/vinland/fakes.html
2) cf. http://www.cristobal-colon.net/Dossiers/C10p1p2.htm
3) Benzoni, Girolamo, nasceu em 1519. Publicou a "Nova História do Novo Mundo: contendo a suma do que os Espanhóis fizerem até ao presente nas Índias Ocidentais & e o rude tratamento que dão a esses pobres povos... tirado do italiano de Jerónimo Benzoni Milanês, que viajou XIV anos nesses países & ...

Sem comentários: