sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

João de Barros - Cristóvão Colombo


Barros, João de. Ásia. Primeira Década, Livro III, cap. XI.

Texto Integral


Capítulo XI. Como a este reino veo ter um Cristóvão Colom, o qual vinha de descobrir as Ilhas Ocidentais, a que agora chamamos Antilhas, por ser lá ido per mandado del-Rei Dom Fernando de Castela; e do que el-Rei Dom João sobre isso fez, e depois per o tempo em diante sucedeu sobre este caso.


Procedendo per esta maneira as cousas deste descobrimento, estando el-Rei o ano de quatrocentos noventa e três, a seis de Março, em Vale-do-Paraíso, junto do Mosteiro de Nossa Senhora das Virtudes, termo de Santarém, por razão da peste que andava per aquela comarca, foi-lhe dito que ao porto de Lisboa era chegado um Cristóvão Colom, o qual diziam que vinha da Ilha Cipango e trazia muito ouro e riquezas da terra. El-Rei, porque conhecia este Colom, e sabia que per el-Rei Dom Fernando de Castela fora enviado a este descobrimento, mandou-lhe rogar que quisesse vir a ele pera saber o que achara naquela viagem, o que ele fez de boa vontade, não tanto por aprazer a el-Rei, quanto por o magoar com sua vista. Porque, primeiro que fosse a Castela, andou com ele mesmo, Rei Dom João, que o armasse pera este negócio, o que ele não quis fazer por as razões que abaixo diremos. Chegado Colom ante el-Rei, peró que o recebeu com gasalhado, ficou mui triste quando viu a gente da terra que com ele vinha não ser negra de cabelo revolto e do vulto como a de Guiné, mas conforme em aspecto, cor e cabelo como lhe diziam ser a da Índia, sobre que ele tanto trabalhava. E porque Colom falava maiores grandezas e cousas da terra do que nela havia, e isto com ua soltura de palavras, acusando e repreendendo a el-Rei em não aceitar sua oferta, indinou tanto esta maneira de falar a alguns fidalgos, que, ajuntando este avorrecimento de sua soltura, com a mágoa que viam ter a el-Rei de perder aquela impresa, ofereceram-se deles que o queriam matar, e com isto se evitaria ir este homem a Castela. Ca verdadeiramente lhe parecia que a vinda dele havia de prejudicar a este reino e causar algum desassossego a Sua Alteza, por razão da conquista que lhe era concedida pelos Sumos Pontífices, da qual conquista parecia que este Colom trazia aquela gente. As quais ofertas el-Rei não aceitou, ante as repreendeu como príncipe católico, posto que deste feito de si mesmo tevesse escândalo, e em lugar disso fez mercê a Colom e mandou dar de vestir de grã aos homens que trazia daquele novo descobrimento. E com isto o espediu.
E porque a vinda e descobrimento deste Cristóvão Colom (como então alguns pronosticaram) causou logo entre estes dous Reis, e depois a seus sucessores alguas paixões e contendas, com que de um reino a outro houve embaixadas, assentos e pactos, tudo sobre o negócio da Índia, que é a matéria desta nossa escritura, não parecerá estranho dela tratar do princípio deste descobrimento e do que dele ao diante sucedeu.
Segundo todos afirmam, Cristóvão Colom era genoês de nação, homem esperto, eloquente e bom latino, e mui glorioso em seus negócios. E como naquele tempo ua das potências de Itália que mais navegava, por razão de suas mercadorias e comércios, era a nação genoês, este, seguindo o uso de sua pátria e mais sua própria inclinação, andou navegando per o mar de Levante tanto tempo, té que veo a estas partes de Espanha, e deu-se à navegação do Mar Oceano, seguindo a ordem de vida que ante tinha. E vendo ele que el-Rei Dom João ordinariamente mandava descobrir a costa de África com intenção de per ela ir ter à Índia, como era homem latino e curioso em as cousas da geografia e lia per Marco Paulo, que falava modernamente das cousas orientais do reino Cataio, e assi da grande Ilha Cipango, veo a fantesiar que per este Mar Oceano ocidental se podia navegar tanto, té que fossem dar nesta Ilha Cipango, e em outras terras incógnitas. Porque, como em o tempo do Infante Dom Hanrique se descobriram as Ilhas Terceiras e tanta parte de terra de África nunca sabida nem cuidada dos espanhóis, assi poderia mais ao Ponente haver outras ilhas e terras, porque a natureza não havia de ser tam desordenada na composição do Orbe Universal, que quisesse dar-lhe mais parte do elemento da água que da terra descoberta, pera vida e criação dos animais.
Com as quais imaginações que lhe deu a continuação de navegar e prática dos homens desta profissão que havia neste reino mui espertos com os descobrimentos passados, veo requerer a el-Rei Dom João que lhe desse alguns navios pera ir descobrir a Ilha Cipango per este Mar Ocidental, não confiado tanto em o que tinha sabido (ou, por melhor dizer, sonhado) dalguas ilhas ocidentais, como querem dizer alguns escritores de Castela, quanto na experiência que tinha em estes negócios - serem mui acreditados os estrangeiros, assi como António de Nole, seu natural, o qual tinha descoberto a Ilha de Santiago, de que seus sucessores tinham parte da capitania, e um João Baptista, francês de nação, tinha a Ilha de Maio, e Jos Dutra, framengo, outra do Faial. E per esta maneira, ainda que mais não achasse que algua ilha erma, segundo logo eram mandadas povoar, ela bastava pera satisfazer a despesa que com ele fizessem.
Esta é a mais certa causa de sua impresa que alguas ficções que, como dissemos, dizem escritores de Castela, e assi Jerónimo Cardano, médico milanês, barão certo, douto e ingenioso, mas em este negócio mal informado. Porque escreve em o livro que compôs De Sapientia que a causa de Colom tomar esta impresa, foi daquele dito de Aristóteles: - que no Mar Oceano, além de África, havia terra pera a qual navegavam os cartaginenses, e por decreto púbrico foi defeso que ninguém navegasse pera ela, porque com abastança e molícias dela se não apartassem das cousas do exercício de guerra.
El-Rei, porque via ser este Cristóvão Colom homem falador e glorioso em mostrar suas habilidades, e mais fantástico e de imaginações com sua Ilha Cipango, que certo no que dizia, dava-lhe pouco crédito. Contudo, a força de suas importunações, mandou que estivesse com Dom Diogo Ortiz, Bispo de Ceita, e com Mestre Rodrigo e Mestre Josepe, a quem ele cometia estas cousas da cosmografia e seus descobrimentos, e todos houveram por vaidade as palavras de Cristóvão Colom, por tudo ser fundado em imaginações e cousas da Ilha Cipango, de Marco Paulo, e não em o que Jerónimo Cardano diz. E com este desengano espedido ele del-Rei, se foi pera Castela, onde também andou ladrando este requerimento em a corte del-Rei Dom Fernando, sem o querer ouvir, té que per meio do Arcebispo de Toledo, Dom Pero Gonçalves de Mendoça, el-Rei o ouviu.
Finalmente recebida sua oferta, el-Rei lhe mandou armar três caravelas em Palos de Moguer, donde partiu a três dias de Agosto do ano de mil quatrocentos noventa e dous, e deste dia a dous meses e meio, que foram a onze de Outubro, viram a ilha a que os da terra chamam Guanahani, que é ua daquelas a que ora os castelhanos chamam as Ilhas Brancas dos Lucaios, e ele lhe pôs nome As Princesas, por serem as primeiras que se viram; e a esta Guanahani chamou São Salvador. E dali se passou à Ilha Cuba, e dela à que os da terra chamam Haite, e os castelhanos Espanhola. E porque ele perguntava aos moradores por Cipango, que era a ilha do seu propósito, e eles entendiam por Cibau, que é um lugar das minas da Ilha Haite, o levaram a ela, onde foi mui bem recebido do Rei da terra, a que eles chamam Cacique. E porque acharam nele e na gente muita facilidade, leixou ali trinta e oito homens em um acolhimento de madeira em modo de fortaleza; e trazendo consigo dez ou doze naturais daquela terra, fez-se na volta de Espanha, e chegou a Lisboa a seis de Março do ano seguinte, como dissemos.
El-Rei Dom João, com a nova do sítio e lugar que lhe Colom disse da terra deste seu descobrimento, ficou mui confuso, e creu verdadeiramente que esta terra descoberta lhe pertencia, e assi lho davam a entender as pessoas de seu conselho, principalmente aqueles que eram oficiais deste mister da geografia, por a pouca distância que havia das Ilhas Terceiras a estas que descobrira Colom. Sobre o qual negócio teve muitos conselhos, em que assentou de mandar logo a Dom Francisco de Almeida, filho do Conde de Abrantes, Dom Lopo, com ua armada a esta parte.
Da qual armada, sendo el-Rei Dom Fernando certificado, per seus mensajeiros e cartas se mandou queixar a el-Rei, requerendo-lhe que a não enviasse, té se determinar se era da sua conquista, e que pera prática do caso podia mandar seus embaixadores.
El-Rei, como sua tenção nesta armada que fazia era por lhe parecer que no descoberto tinha justiça, por comprazer a el-Rei Dom Fernando, mandou cessar dela, té primeiro se determinar. E pera isso mandou a Castela, logo no Junho seguinte deste mesmo ano, ao Doutor Pero Dias e Rui de Pina, cavaleiro de sua casa, estando el-Rei Dom Fernando em Barcelona, ao tempo que per el-Rei Carlos de França se fez a segunda concórdia e entrega de Perpinhão e condado de Russilhão, com que el-Rei Dom Fernando ficou tam próspero em seus negócios, que estas pessoas que el-Rei tinha mandado a ele se vieram sem conclusão, somente que ele lha enviaria per seus embaixadores. Os quais, estando el-Rei em Lisboa, vieram: a um chamavam Pero de Ayala e a outro Dom Garcia de Carvajal, irmão do Cardeal Santa Cruz.
E como a tenção del-Rei Dom Fernando era dilatar este caso, té lhe virem outros navios que tinha enviado a estas ilhas que descobrira Colom, pera que, segundo a calidade da cousa, assi fazer a estima dela, começaram os embaixadores tratar em outras matérias, com tanta variadade por se deter, que, entendendo el-Rei Dom João o caso, disse que aquela embaixada del-Rei seu primo não tinha pés nem cabeça, aludindo isto a Pero de Ayala, que era manco de um pé, e a Dom Garcia, por ser homem um pouco enlevado e vão. E sem outra conclusão se tornaram pera Castela.
Pera o qual caso se acabar de concluir, enviou el-Rei a Castela Rui de Sousa e seu filho Dom João de Sousa, e Aires de Almada, corregedor da sua Corte, e a Estêvão Vaz, que depois foi feitor da Casa da Índia, por secretário da embaixada; e vistas as razões e justiça de ambos os Reis, foi assentado e determinado este descobrimento não pertencer a este reino, mas ser próprio de Castela. E por evitar escândalos e debates, que ao diante podiam recrecer, do que cada um descobrisse ou seus sucessores, demarcaram e partiram todo o Universo em duas partes iguais, per dous meridianos, um opósito ao outro, dentro dos quais ficasse a demarcação de cada um: o primeiro meridiano se lançou vinte um graus ao Ponente das Ilhas do Cabo Verde, em que se embebessem trezentas sessenta e tantas léguas pera Loeste; e deste meridiano té o outro a ele opósito pera a parte do Ponente ao respeito daqueles que vivemos em Espanha, ficasse a terra, ilhas e mares que se entre ambos tém da Coroa de Castela; e a outra parte que está no Oriente dela, também ao respeito da nossa habitação, em que se inclue toda a Índia com o grande número das ilhas orientais, ficasse à Coroa de Portugal, com todalas cláusulas e condições que se nos contratos tém.
Os quais foram jurados pelos ditos Reis, e os houveram por firmes e válidos per si e per seus sucessores, e prometeram serem pera sempre guardados, sem algum outro novo intendimento. Com o qual concerto este negócio ficou na vontade destes dous príncipes por acabado, sem de um reino ao outro esta matéria ser mais praticada, té o ano de mil quinhentos vinte e cinco, que entre el-Rei Dom João, o terceiro, nosso senhor, e o Emperador Carlos Quinto, Rei de Castela, houve alguas diferências, por razão de ua armada que per via de Castela levou às Ilhas de Maluco, que eram deste reino, um Fernão de Magalhães, natural português, em ódio del-Rei Dom Manuel, por se ir agravado dele a Castela, como veremos em seu lugar.

Sem comentários: