sábado, 2 de dezembro de 2006

Assinatura de Colombo (04)

Muito se tem escrito sobre a assinatura de Cristóvão Colombo, tecendo em torno dela as mais desvairadas interpretações e fazendo com isso correr rios de tinta.
Uma das razões para tal facto poder-se-á dever à pouca familiaridade desses autores com a documentação antiga.
A imagem que se segue mostra a assinatura de Frei António de Guevara (1480-1545). Nela consta, no lado esquerdo, um sinal a que o tipo de autores referidos chamam colon ou semi-colon. Do lado direito pode ver-se um duplo traço vertical com um ponto, que será sem dúvida um colon seguido dum semi-colon.
Confesso honestamente que o seu significado me escapa totalmente. No entanto vi escrito algures que os membros da Ordem de Cristo assinavam com algo de semelhante.
É matéria a ver.


Também já aqui se escreveu sobre o putativo monograma de encriptação de Cristovão Colombo, para o qual se avançou com uma explicação bem mais prosaica que a de muitos autores.
A imagem em baixo mostra a assinatura de D. Filipe IV de Espanha (1605-1665). No fim há uma cruz que na cursividade da escrita, com uns maneirismos decorativos, fica igual à referida sigla do 1º Almirante das Índias.

Correcção
4-12-2006

No último parágrafo, a última frase não vale, devendo passar a ler-se:
No fim há um rabisco que parece ser um F, de Filipe, que na cursividade da escrita, com uns maneirismos decorativos, fica igual à referida sigla do 1º Almirante das Índias.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Confesso honestamente que o seu significado me escapa totalmente. No entanto vi escrito algures que os membros da Ordem de Cristo assinavam com algo de semelhante.
É matéria a ver."

Pois eu tambem ouvi isso...por ali...algures...sabes...porque eu não sei...mas é à direita...

Então vai ver...

Anónimo disse...

A assinatura do Rey Filipe não termina com uma "cruz" mas sim com um "F" para Filipe.
ElReyF, a última letra é um f e não uma cruz.

Colombo-o-Novo disse...

Sim,
Na verdade é isso que parece a ser na assinatura da carta do rei não sei onde o J. C. S. J vê uma cruz quando é claramente um F.

Anónimo disse...

El Rey F(ilipe) .....