quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Ponto da Situação

  1. O objecto desta página é a Pseudo-História Colombina. Ou seja, quer-se criticar escritos que se pretendem passar por obras historiográficas sérias, mas que não passam de construções mais ou menos complexas sobre erros básicos de leitura de documentação ou de interpretação mais ou menos manipulada para corresponder a teorias preconcebidas.
  2. O protagonista desta página é Cristóvão Colombo, nome em português do navegador que chegou ao Novo Mundo em 1492, independentemente das grafias usadas ao longo dos tempos, dos nomes adoptados pelos diversos autores que escreveram sobre o assunto, das traduções do nome para diversas línguas e suas divergências, ou de invenções puras de heterónimos que lhe queiram imputar.
  3. Neste sítio não se criticam pessoas e muito menos se insultam. Apenas se criticam ideias e construções teóricas feitas por alguns autores sem terem qualquer base documental ou factual e tendo-a não a interpretam correctamente ou deturpam-na.
  4. A História faz-se essencialmente com documentos e factos, mas também aceita indícios e construções teóricas se tiverem uma base bem fundada e uma boa argumentação resultante dum método que há milhares de anos tem vindo a ser definido pelos historiadores. Esse método pressupõe a crítica do autor sobre as suas fontes, mas também deve ser avalizado pelos outros historiadores e pela sociedade em geral que cada dia é mais global.
  5. As ideias têm de sobreviver à crítica, pois sem ela não há História, há propaganda, há manipulação, há gato a ser vendido por lebre. Qualquer teoria que não resista à crítica mais superficial, que não resista a um sofisma que seja, não tem viabilidade enquanto proposta de explicação do real.
  6. A sociedade em geral deve estar consciente desta diferença, por isso se fez esta página pois o assunto está resolvido há muito tempo para a comunidade científica, pelo menos até que surjam boas provas em contrário.

Sem comentários: