quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Nacionalidade Portuguesa de Colombo por Casamento

Cristóvão Colombo era português se, de facto, foi casado com Filipa Moniz. Pelas leis de então, tal como pelas de agora, o casamento garante a nacionalidade.
Não se quer com isto dizer que ele seja estrangeiro de nascimento nem o seu contrário; tal como não se quer deitar fora a "certeza" presente de que ele foi casado com Filipa Moniz, e que esta era quem se tem dito que era.
Convém realçar que Bartolomeu Perestrelo tinha ascendência italiana. Tal origem pode ter determinado um contrato matrimonial duma filha deste - embora já falecido na altura - com um italiano. Ainda dentro desta hipótese, não se deve descurar a possibilidade de serem famílias conhecidas uma da outra e até mesmo com anteriores relações familiares ou outras.
Como tudo o resto, tanto as "certezas" como as hipóteses carecem de crítica e de demonstração documental, pois, como se tem visto e continuará a ver, muita escória ainda virá à superfície.


(Gráfico elaborado a partir dos dados fornecidos por Patrocínio Ribeiro. Carregue na imagem para ampliar)

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta genealogia está ou não comprovada? Se está não resta dúvidas de Colombo ser nobre e Português só por este casamento.

F. V. F. disse...

1. Tudo o que for apresentado como sendo de Patrocínio Ribeiro é para desconfiar, pois este é um autor incluído na Bibliografia da Controvérsa.
2. O casamento de Colombo com uma nobre não prova a sua nobreza. Há vários casos de burgueses a casarem com nobres e a História de Portugal está cheia desses exemplos e até de nobres com gente ligada aos ofícios. É só ver as habilitações para as Ordens Religiosas e Militares e todos os trabalhos historiográficos realizados nessa área, para não falar das genealogias.
3. A genealogia está obviamente errada pois olhando vê-se que há casamentos com três gerações de diferença. Não é nada provável o casamento de pessoas que podem ser bisavós umas das outras.
4. A genealogia não está provada por documentação, logo, até prova em contrário é uma construção de Patrocínio Ribeiro.