domingo, 26 de novembro de 2006

Bibliografia da controvérsia (02)

  • NAIA, Alexandre Gaspar da. A gênese do equívoco colombino: um Colombo corsário e um Colombo “lanério”, São Paulo, Secção Gráfica da Univ. de São Paulo, 1954, pp. 351-369, Sep. da Revista de História, n.º 20.
  • NAIA, Alexandre Gaspar da. As concepções geográficas de Cristóbal Colon, São Paulo, Secção Gráfica da Univ. de São Paulo, 1954, pp. 201-209, Sep. da Revista de História, n.º 19.
  • NAIA, Alexandre Gaspar da. Colombo e Colon: mentiras transitórias e verdades eternas, Lisboa, Petrony, 1956.
  • NAIA, Alexandre Gaspar da. Cristóbal Colon: instrumento da política portuguesa de expansão ultramarina, Coimbra, Coimbra Ed., 1950.
  • NAIA, Alexandre Gaspar da. D. João II e Cristóbal Colón: factores complementares na consecução de um mesmo objectivo, Coimbra, Coimbra Ed., 1951.
  • NAIA, Alexandre Gaspar da. O problema colombino resolvido, São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1954, pp. 353-384, Sep. da Revista de História, n.º 18.

4 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o proposito desta bibliografia?

Qualquer um pode fazer um copy-past de qualquer bibliografia. Sinceramente não vejo o que estão a tentar demonstrar dessa maneira.

E que tal se criticassem factos do ultimo livro sobre Colon em vez de sempre mencionar bibliografias?

J. C. S. J. disse...

A bibliografia, aquilo que já se escreveu, é o ponto de partida de qualquer trabalho. O propósito desta bibliografia (e que se presume referir-se à designada como da Barafunda, o que só se deve à de melhor termo) é demonstrar que Cristóvão Colombo continua a ser um tema recorrente em determinado tipo de literatura. Mas, e sobretudo, quer-se mostrar que já muito se escreveu e pouco se avançou e que aquilo que se apresenta como novo e arrasador, afinal não passa da reciclagem de velhos equívocos.

O último livro sobre Cristóvão Colombo levou quinze anos a ser feito; a crítica será «ad aeternum», mas essa é a maldição que recai sobre qualquer livro.

Temos, pois, muito tempo.

Anónimo disse...

Pois mas essa bibliografia nao tem nada a ver com o livro publicado ha um mes, esses livros datam de meio seculo!

Anónimo disse...

"a crítica será «ad aeternum», mas essa é a maldição que recai sobre qualquer livro."


Por enquanto nao vi NENHUMA critica consistente sobre NENHUMA PAGINA OU PARAGRAFO DO LIVRO...


Isto é ridiculo, criam um blog para criticar um livro sem nunca criticar o que esta là escrito, somente relembrando obras exteriores, anteriores, de pouca qualidade sim, enfim, isto é uma verdadeira critica destruitiva.

Critica construtiva seria criticar pontos do livro, refutar argumentos com outros argumentos, sabe, algo de "inteligente"...

Em vez disso estamos perante uma verdadeira comedia, vocé nunca chegou a ter qualquer credito com estas chinesises...

Se quiser posso lhe dar os 26 euros para que possa ler livro apos estes dias todos passados no blog a critica-lo sem o ter, quer?