sábado, 18 de novembro de 2006

No começo duma leitura do Mistério Colombo

Ainda não li o livro de Manuel da Silva Rosa e Eric J. Steele e confesso que com tantos livros para ler e comprar me custará bastante fazê-lo. Por agora, limito-me à leitura do texto que está disponível na Internet* e isso merecerá, sem dúvida, alguns comentários além deste que segue.

Para já duas pequenas observações e ambas relativas à página 24.
1. Não sei de quem é a autoria do livro. Se de Mascarenhas Barreto, donde as premissas são copiadas; se dos autores, cujo nome figura na capa; se de Silva Rosa, pois é que se escreve: «Esta viagem levou-nos, a mim e ao meu colaborador (...)». O realce é meu e a implicação parece-me óbvia.
2. Os autores não se assumem como historiadores, embora eu esteja disposto a considerá-los como tal se se verificar que estamos perante uma obra historiográfica. Referem que querem investigar como um detective «e não como os historiadores têm feito». Logo não são historiadores e por isso vão fazer melhor.

Este último ponto leva a conclusões preocupantes ainda mais porque, nas palavras dos autores, os historiadores «inventam» e «forjam», além de no caso Cristóvão Colombo serem burros, incompetentes e inúteis, e isto pelo que se deduz do que já foi lido. Tendo os historiadores todos estes defeitos, não os terão também nos outros casos que investigam, estudam e concluem? Por esta via não se mina toda a historiografia feita por historiadores, deixando assim o campo livre a todos os que pretendem negar alguma coisa bem mais séria na História que a nacionalidade de Cristóvão Colombo, como, por exemplo, o assassínio dos judeus na II Grande Guerra Mundial?

Felizmente para o bem da verdade os autores convenientemente demarcam-se deste ofício.

Actualização de 5-11-2008:

A hiperligação para a Introdução do livro deixou de funcionar.

5 comentários:

Anónimo disse...

També, ainda não li O Mistério Colombo Revelado pelos autores Rosa e Steele mas li nas mesmas páginas de Internet ( http://www.colombo.bz/reviews.htm ) o que parece uma bem fundada critica da obra por alguém de alguma importância no paiz "...os meus momentos livres os venho ocupando a ler o livro de Manuel da Rosa, O Mistério de Colombo Revelado.
Devo acrescentar, com toda a franqueza, que acho a obra muito válida, escrita quase que em estilo de “romance policial”, mas muito bem fundamentada e ordenada. É, entre o muito que sobre o tema tenho lido, dos trabalhos mais válidos.
Não creio que alguém, depois de ter lido esta verdadeira obra monumental..." Portanto não vou proclamar antes de o ler e vou seguindo com esperança de encontrar um Colombo Português de Cuba

Anónimo disse...

Ainda sobre O Mistério Colombo Revelado encontrei este comentário num Fórum da Genea Portugal:
Caros confrades

CONSIDERAÇÕES APÓS A LEITURA DO "MISTÉRIO COLOMBO REVELADO"

-A origem de C.Colombo é suficientemente nebulosa para dar oportunidade a que se possa deambular pelas três hipóteses de o considerar Genovês, Calalâo ou Português.
-A 1ª hipótese parece internacionalmente posta de lado, a 2ª e a 3ª terão portanto que ser demonstradas através de creterioso estudo de provas documentais.
-Manuel Rosa, após 15 anos de pesquisas, muito serenamente, coloca-nos perante documentos e com argumentos bem fundamentados leva-nos a optar pela origem lógica e potencialmente certa,de provir dos meandros da vida amorosa clandestina da nobreza do tempo de D. Joâo II.
-A subtileza com que este Rei governou o País e se desenredou e enredou a seu geito e bom proveito, permitem construir um "puzzle" de difícil colocação das múltiplas e coloridas peças que constituem o panorama político e social da época.
-Arrumá-las, foi um dos objectivos de Manuel Rosa, procurando guiar-se por todas as tonalidades , formatos e recortes de todas elas.
-Porque estavam dispersas, ele verificou que, anteriormente, quem procurou contruir o "puzzle", não se deu ao trabalho de as juntar todas, de as seleccionar e encontrar de modo a que resultassem devidamente encaixadas.
-Ele demonstrou ( ou se quizerem, procurou demonstrar), que a construção do "puzzle" até agora apresentado como resultado final e comodamente aceite, sem tentativas de verificarem a sua consistência, afinal não está correcta. Algumas peças foram encaixadas à força, sem respeitar os seus recortes, outras têm tonalidades que não têm sequência nas que estão contíguas.
-Examinou tudo, cuidadosamente, e concluiu até que nalguns casos faltavam peças. Procurou e encontrou algumas, dispensou-lhe a sua melhor atenção e espírito de observação, de modo a conseguir uma solução final muito mais aceitável.
-Após a leitura da obra, penso que Manuel Rosa, humildemente, aguarda que outros apresentem o "puzzle" construido com as peças conhecidas e com mais algumas que entretanto apareçam ;que ajudem a confirmar ou a alterar a paisagem que conseguiu agora, emendando as anteriormente tidas e havidas como
irrefutáveis.
Ao seu esforço e à lisura com que nos presenteia de forma tão salutar, com conclusões lógicas e provadas, presto a minha homenagem de cidadão atento.
-Não podemos consentir que outros se apoderem, por nossa incúria, do património
histórico que pode muito bem ser mesmo nosso.
-Aguardemos que os peritos na matéria se disponham a dar o seu contributo.
Há certamente muita coisa para descobrir nos Arquivos Nacionais e estranjeiros.
- O que me custa aceitar é a acrítica cega de quem não conhece a obra de Manuel Rosa e faz tudo para a denegrir, levando a crer que há uma animosidade pessoal, doentia contra o autor ou uma teimosia de "MARRETA".
-Ou será inveja de por não se ser capaz de apresentar o "contraditório"?
-Por mim, que não sou perito na matéria, tenho de esperar que os senhores Historiadores procurem demonstrar que C.Colombo era catalão ou genovês.Eu disse "demonstrar" não disse "afirmar".
Seja qual for a conclusão final (se vier a conseguir-se) não podemos deixar de considerar que trabalho de Manuel Rosa deu um enorme contributo para devendar a velha polémica sobre o mentiroso, mas pertinaz, C.Colombo, bem como para sublimar a grandeza da figura impar do Rei D.João II.

P. Melo

Anónimo disse...

Porque não discutir as teorias neste forum

http://www.unmaskingcolumbus.com/phpBB2/

Assim teremos ideias diversificadas sobre o tema e todos têm oportunidade de intervir.

J. C. S. J. disse...

Ao Anónimo de Novembro 22, 2006 5:34:00 PM,

Qualquer sítio que se crie para o debate produtivo de ideias é bom e desejo-lhe o sucesso.
Contudo, e pessoalmente, vou declinar o convite que generosamente me foi feito, pois não me é possível dedicar muito mais tempo do que aquele que já dedico a este espaço.
Como também já terá reparado, e usado, há aqui um espaço para o debate onde até se permite o anonimato e onde só haverá censura quando o decoro e a civilidade o obrigarem.

Colombo-o-Novo disse...

Caros Interessados,

É óbvio que este tópico foi aberto especificamente para criticar, e ainda não de forma honesta mas de de forma negativa, a obra "O Mistério Colombo Revelado". Sem esta nossa obra estas entradas nunca teriam sido feitas por estes interessados. Estamos honrados por a nossa obra ter o mérito de mercer tanto esforço somente para a criticar. Por isso fazemos aqui os seguintes pontos:

1 - A CRITICA: Os interessados não são nem historiadores nem académicos nem sequer conhecidos como qualificados para criticar livros. Se fossem tais davam a cara e não se escondiam por detras de monogramas e iniciais "a la" Colon.
Por isso ás suas opiniões não se devem dar mais peso do que opiniões de uns interessados na critica negativa e que por isso não escreveram aqui nem esperamos que vão escrever nada mais que entradas de critica negativa. Não basta somente ler Luis de Albuquerque para se tornarem capazes de criticar livros de Colon. E não basta lerem somente o nosso livro. Para poderem criticar o nosso livro devem de ler não só "O Mistério Colombo Revelado" mas ainda todos aqueles 1000+ livros que lemos em 15 anos.

2- A NACIONALIDADE: A nacionalidade de Cristoval Colon nunca foi provada de forma difinitiva e somente a partir de finais do século XIX, e do centenário de 1892, foi votado pela maioria dos historiadores "como natural de Génova" mas não foi feito natural de lá por provas concretas foi somente por não haver outra opção de provar a nacionalidade na altura. Hoje temos outras opções de chegar á verdade e é isso que estamos tentando fazer.

3 - O NOME: O nome do descubridor nunca foi Cristóvão Colombo nem nos seus documentos, nem nas cartas do Papa, nem na história de seu filho, nem na carta de D. João II, nem nos documentos da corte de Castela, nem nos nomes dos seus descendentes até hoje. Foi sempre conhecido por COLON nos documentos officias que são aqueles documentos a que se deve dar mais peso: os documentos do governo. Sim houve um erro em escrever o seu nome no primeiro de todos os documentos sobre o navegador esse emitido pela corte de Castela em Janeiro 1486 que referenciava á sua clara nacionalidade "Portuguesa". O cortesão Quintanilla escreveu o nome como "Cristobal Colomo" em vez de Cristobal Colon. Está tudo explicado no livro de Rumeu de Armas e por os interessados nestas criticas não conhecerem quem é Rumeu de Armas e as suas obras já mostram a sua clara ignorância do assunto a que se metem a criticar.
Este é o primeiro documento em que se encontra o nome do descubridor mas foi logo corrigido pela corte.
NOTEM que este foi um claro erro porque foi corrigido a seguir.
E foi corrigido para qual nome?
Cristobal Colombo?
Não foi corrigido para o seu verdadeiro nome e correctamente para Cristobal Colon.

3 - PONTO DE VISTA: Criticar é uma forma muito antiga de agir quando não se tem nada de provas. Jesus Cristo foi criticado pelos sábios do Templo por saber mais do que eles e por isso eles não tinham outra forma de o derrubar porque não sabiam bastante para o ultrapassar. Embora eu não esteja de acordo com o ponto de vista destes interessados não se deve insultar-los nem meter neste Blog palavrões. Pois têm direito ao seu ponto de vista.

4 - O MISTÈRIO: Para quem ler o livro "O Mistério Colombo Revelado" entenderá que nós tentámos responder quando possivel a todos os problemas e damos as melhores respostas para todos os problemas conhecidos da vida do navegador. Respostas essas que ao contrário dos autores deste tópico não são somente opiniões contrárias e cujas respostas estes senhores não conseguem negar nem contrariar. Tentam em vez disso baralhar pequenos pontos cá e lá para negar que o livro tem mérito mas simplesmente conseguem confirmar a razão da nossa obra que confirma que a história ainda não foi resolvida.

6 - A SITUAÇÂO: Os autores deste eBlog quando dizem no Nº 6 no titulo "Ponto da Situação" que "...... pois o assunto está resolvido há muito tempo" mostram a sua verdadeira ignorância do assunto de Cristoval Colon que se meteram a criticar.

Pois o assunto de Cristoval Colon nunca foi resolvido até hoje como mostrámos e não vai ser resolvido neste Blog que claramente aceita estar o assunto já resolvido o que é contrário a realidade do assunto e não trazem nada de novo aqui.

- Manuel Rosa