sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Pseudo-História e Revisionismo Histórico




"It does not require a majority to prevail, but rather an
irate, tireless minority keen to set brush fires in people's minds."

Samuel Adams


"Para uma ideia vingar não é necessária uma maioria, mas apenas uma minoria
irada e tenaz, apostada em deitar fogo às nossas mentes."

Esta citação de Samuel Adams (1722-1803) é especialmente adequada quer para o conhecimento dos perigos da Pseudo-História na actualidade, quer para a análise das Histórias Ideológicas de regime, tanto marxistas como nacionalistas, visto que todas se baseiam em crenças e não em factos pragmáticos, e não aceitam crítica ou contestação - ao contrário do verdadeiro revisionismo histórico, sendo irrelevante este ser académico ou independente, desde que feito com base científica e, portanto, empírica.

Muita da história oficial de hoje a precisar ser desmontada é fruto ou de antiquíssimos processos de formação lendária, ou de estratificadas e politizadas versões de regimes políticos triunfantes no passado, impostos por minorias revolucionárias que tomaram o poder, ainda antes de essas novas crenças serem aceites pela maioria.

Assim se compreende que tanto Samuel Adams tinha razão que, ainda hoje, são ensinadas versões diferentes, com títulos diferentes, da guerra de independência dos Estados Unidos da América em que tomou parte. Sendo considerado um dos "pais fundadores" deste país, aonde a secessão é ensinada como Guerra da Independência Americana, enquanto no Reino Unido se lhe chama ainda de Guerra Revolucionária Americana. Não existem aqui no entanto conflitos de verdades, pois ambas as versões são correctas, na medida em que a independência americana passou por uma guerra e que esta foi revolucionária para o seu tempo. E que ambos os nomes descrevem uma mesma realidade, ao contrário da Pseudo-História que primeiro procura destruir a realidade do conhecimento estabelecido factualmente para depois minoritariamente impor ou vender as suas crenças por entre o caos da Razão.

Sem comentários: