terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Ponto de ordem


  1. Correm por blogs e fóruns meias verdades ou meias mentiras, quando não inteiras imposturas, acerca dos autores desta página.
  2. Para que não restem dúvidas nos espíritos mais distraídos, nós só nos pronunciamos nos assuntos das pseudo-histórias de Cristóvão Colombo através desta página. Qualquer comentário que apareça noutros sítios só nos poderá ser imputado se for devidamente assinado com o nosso registo no Blogger – o mesmo que usamos para assinar esta página.
  3. Alerta-se para que ninguém tome por verdadeiro o que for dito acerca dos autores desta página sem comprovação prévia e documental, já que os processos usados na deturpação da história são os mesmos que são utilizados para difundir falsa informação sobre tudo o resto.
  4. A título pessoal não posso deixar de agradecer a preocupação algures revelada com o possível uso abusivo da minha imagem, se é que o fez de boa-fé e não como estratagema para outros fins. Assim só quero lembrar que, desviando a atenção do debate de ideias para as pessoas envolvidas nele, o que sai a perder são as ideias – trata-se, pois, de atirar poeira para os olhos e da ostentação de chamarizes para atrair os incautos para polémicas estéreis.
  5. No tempo em que a caixa de comentários desta página estava aberta a qualquer um, houve entre os inúmeros insultos e baboseiras quem se interrogasse mais de uma vez se direitos de autor não estariam aqui a ser violados. Não respondi pois, tratando-se de legislação, todos têm fácil acesso a ela em qualquer biblioteca pública, mas aproveito agora para responder e dizer que uma coisa é usar o que é do domínio público por caducidade de direitos de autor, outra é a utilização de excertos de obras protegidas por direito de autor para fins de crítica - algo que também está legalmente previsto.
  6. Completamente diferente de tudo o que está no ponto acima – e que parece haver muita gente a esquecer – é o direito do indivíduo ao bom nome ou, no caso, o direito à sua própria imagem e o poder dispor dela.

Sem comentários: