quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O Verdadeiro Nome de Cristóvão Colombo – a votação

Depois da chapelada verificada na votação sobre a nacionalidade de Cristóvão Colombo, tomaram-se precauções para este novo escrutínio. Assim não se permitiu que o mesmo IP votasse mais que uma vez por dia, o que certamente frustrou alguns dos mais empenhados pseudo-historiadores colombinos.
Para memória futura aqui fica o resultado apurado.


Tendo a última votação decidido – apesar da fraude – que Cristóvão Colombo é português, deu-se agora a escolher aos eleitores qual seria o seu verdadeiro nome, já que, nestas teorias, o nome por que é conhecido o Almirante é um pseudónimo que oculta alguém cuja identidade se queria e era necessariamente secreta.
Ora aqui é que a teoria da conspiração desaba por completo.
Salvador Fernandes Zarco – nome inventado de forma mirabolante mas que para o efeito não se vai agora questionar – era a aposta inicial para vencer esta competição ainda mais porque por lapso não se candidatou a tal prémio o Henriques, o filho espúrio do Infante D. Henrique. Os outros, a bem da verdade, só por chalaça ganhariam, já que ninguém – convenientemente para os pseudo-historiadores – se lembra deles. Tirando estes, venceu o candidato mais improvável: D. Diogo, duque de Viseu, o tal que, reza Rui de Pina (o cronista que não acerta uma), foi morto pelo primo e cunhado, o rei D. João II.
Assim podemos já mandar para a refundição a estátua de SFZ exposta em Cuba, Pt (e já agora, mudar o rótulo do vinho com o mesmo nome), e temos de engendrar umas quantas novas tolices que expliquem como é que D. Manuel I – irmão mais novo de D. Diogo – subiu ao Trono de Portugal e do Algarve, etc., etc., etc., ficando o pobre Diogo, irmão mais velho, mudo e quedo com a insignificância do vice-reinado do Novo Mundo e do almirantado dumas falsas Índias.

9 comentários:

Anónimo disse...

Amigo tão afoito, vejo a sua estatística com estupefacção! Apenas 31 votos e advoga o amigo credibilidade do resultado...! Pior é que a estatística apenas permite avaliar a "crença" ou talvez a sua ignorância dos votantes. E estranho que o tema em causa seja objecto de estatística, pior de todas as metodologias para avaliação de tal realidade. Afinal qual é o objecto do seu estudo, quer provar o quê?

J. C. S. J. disse...

Não advogo credibilidade alguma - a História, como já escrevi, não é uma democracia.
Afinal o nosso objectivo é provar a parvoíce destas ideias colombinas.

Anónimo disse...

MJwolf


"Afinal o nosso objectivo é provar a parvoíce destas ideias colombinas."

Desculpe mas, parvoíces são as suas ideias em torno do que defende. Esta é boa...mas que raio de integridade intelectual é esta?

Sempre se soube que a Terra era redonda. Desafio-o a desmentir; 1500 anos atrás Aristóteles defendia-o peremptoriamente.

O perímetro da Terra também era conhecida, calculada por "Aristarco de samos" com uma margem de erro espectacular.

A distância por Terra à Índia era conhecida e a sua latitude também, desde o tempo de Alexandre o grande.

Ir para ocidente em direcção à Índia era uma tolice; 2/3 para 1/3 para oriente.

Só é cego quem quer. Por mim, enfiarem-me que nada disto se sabia entre os eruditos é um disparate. Estudem um pouco de história da ciência e chegarão lá.

J. C. S. J. disse...

Sugiro que (re)leia este blogue - e já agora o que a historiografia tem produzido - e à luz disso reequacione o que escreveu, de preferência em termos mais cordatos.

Anónimo disse...

Caro J

Ainda não tinha visto esta votação.
Que azar, caro J!
Logo D. Diogo!!!

É certo que só votaram 32 ou 33 pessoas, mas logo foram votar maioritáriamente no verdadeiro Colombo.

E o caro J a desdobrar-se em mil, para publicitar o Ytaliano?!

Airmid

1450 -presença 'lusitana' nas 'falsas antilhas' disse...

Sem dúvida, a pior maneira de fazer valer uma posição que já vi! Os senhores do Instituto Nacional de Estatística deveriam rir-se imenso com este tipo de pseudo-estatística falaciosa. A mim pareceu-me despropositado.

Anónimo disse...

Geeennteeee!!! Quantas palavras difíceis! Acho que todo "instruído" gosta de ser polêmico! Tenho muitas outras dúvidas, mas assim não dá para acreditar em nada mais! Pois cada um quer ter a sua opinião e palpite! E o pior de tudo é o David Icke com suas teorias, dizendo que Cristóvão Colombo assinava Colos, e que o Colombo vem de "dove" e outros pseudonimos desde o Egito antigo! Sei lá, mas acho que essa teoria dele está errada, já que era uma significação de nome feminino, Lillith, Ísis, etc, mas então... Impossível ou provável(na brincadeira) Colombo ter sido uma MULHER !!!!! Afinal, o que a História nos diz é claramente já explicíto nas cruzes maltesas das 3 Caravelas (e vermelhas, cor da vida, cor de sangue!). Acabaram com a população indígena, e escravizaram milhões de africanos!
Esses colonizadores eram realmente maus e ambiciosos! Interessante pesquisar à respeito da história das cidades brasileiras, e se deparar com todas aquelas simbologias, porque elas são reais e tem que ter um significado, só vê quem quiser enxergar! E para os cultos e seguidores de tudo que "parece ser certinho no mundo" deixo uma pergunta: O céu é azul da cor do mar@$$$#####*******

J. C. S. J. disse...

Não será V. Exa. descendente desses colonizadores e, como tal, principal beneficiário de tanta malfeitoria?

Anónimo disse...

Dois indivíduos com fome a uma mesa. São servidas duas refeições, mas um deles come as duas. Estatísticamente, nenhum deles fica com fome. Este é o valor das estatísticas para a realidade.

A vossa estatística puro e simplesmente mostra 31 opções no âmbito de opções pré-definidas. Nada mais.