quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ADN de Cristóvão Colombo

Finalmente há matéria nova divulgada em publicação científica.
Com a devida vénia reproduz-se aqui o que de Colombo se sabe a nível genético.


M.J. Álvarez-Cubero; L.J. Mtnez.-Gonzalez; M. Saiz; J.C. Álvarez; J.A. Lorente
«Nuevas aplicaciones en identificación genética / New applications in genetic identification», Cuadernos de Medicina Forense, vol. 16, n.º 1-2, Sevilha, Jan.-Jun. 2010.


Además del citado, uno de los proyectos más trascendentes y de mayor repercusión fue la identificación genética de Cristóbal Colón y sus familiares, un proyecto internacional y multidisciplinar con el objetivo de descifrar algunos de los enigmas del famoso Almirante. El objetivo principal de este proyecto fue determinar el lugar donde se encontraban sus restos, República Dominicana y/o Sevilla.

El estado de los huesos, de Cristóbal Colón y de su hermano Diego, era mucho peor del esperado por el tiempo trascurrido, los distintos viajes del féretro de Colón y la poca cantidad de material encontrado en la tumba de la Catedral de Sevilla. Igualmente los restos de Diego, debido a las filtraciones de agua, se encontraban en un estado muy deteriorado. De todos los laboratorios participantes en el proyecto, solo en algunos se obtuvieron resultados. Se encontraron coincidencia en los resultados, pero los fragmentos de ADN mitocondrial obtenidos fueron muy pequeños, con lo que fue difícil afirmar una inclusión. La suma de los datos obtenidos por todos los participantes antropólogos, historiadores,... fueron los que nos permitieron afirmar que los restos encontrados en la catedral de Sevilla, pertenecían al almirante. De todas formas este proyecto no se finalizará hasta que las autoridades de la República Dominicana no permitan contrastar estos datos con los restos del mausoleo levantado en Santo Domingo. La cantidad de huesos encontrados en la catedral de Sevilla no descarta que ambas tumbas compartieran la posesión del los restos de Colón, algo que sucedía frecuentemente en los traslados de cadáveres de personajes famosos y reliquias.

9 comentários:

AlémTejo disse...

Sim, sim- mas os ossos de Fernando Colón estão em excelente estado porque estão guardados na Catedral de Sevilha.

AlémTejo disse...

Provas da Mentira Histórica do “Colombo Italiano”, palestra na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (Portimão) promovida pela Associação Cristóvão Colon e a Câmara Municipal de Portimão, Sábado, 9 de Outubro pelas 18:30. Serão convidados Nuno Campos Inácio (Genealogia do Algarve), José de Matos Anastácio (Associação Cristóvão Colon) e Manuel Rosa que se desloca dos Estados Unidos para apresentar alguns resultados da sua investigação de 20 anos sobre o descobridor das Américas com uma sessão de autógrafos do seu novo livro COLOMBO PORTUGUÊS-NOVAS REVELAÇÕES (Esquilo, Lisboa, 2009).
Manuel Rosa, um membro fundador da Associação Cristóvão Colon, estará também na Sociedade de Geografia de Lisboa no dia 11 apresentando “A Esposa de Colombo - Comendadora de Santiago” palestra que será também repetida no dia 14 de Outubro em Espanha, na Casa Museo Colón de Valladolid.
Apenas há alguns meses, no dia 15 Junho, Alfredo Pinheiro Marques, historiador português, apresentou na Casa Museo Colón, o tema “A Continuidade da Fraude Científica do ‘Colombo Português’, no Âmbito da Lamentável Situação da Historiografia Portuguesa nos Inícios do Século XXI” atacando os trabalhos de membros da Associação Cristóvão Colon. No dia 14 será a vez de Manuel Rosa responder na mesma Casa Museo Colón quem é que se baseia em factos e quem em fantasias. Quem se apoia em fraude e quem desvenda a verdadeira fraude.
http://www.portalalentejano.com/?p=19655

http://telemundoatlanta.com/2.0/3/188/868172/Hispanos/Un-historiador-compara-a-Cristobal-Colon-con-James-Bond.html

Anónimo disse...

"Finalmente há matéria nova publicada ..."

Está enganado, JCJS. Esta matéria não é nova. Nova talvez seja apenas a publicação em revista científica.

Está novamente enganado quando afirma que reproduz o que de Colombo se sabe a nível genético. O que reproduz no texto não é o que se sabe, mas apenas uma pequena parte do que se sabe. Muito mais já o mesmo Dr. Llorente divulgou anteriormente.
Basta olhar o título do artigo científico para constatar que não trata da questão Colombo, mas sim de Nuevas aplicaciones en identificación genética.

Com a devida vénia, conclui-se que JCJS não está enganado, mas apenas pretende enganar.

Adamastor

J. C. S. J. disse...

Então no que ficamos, sabe-se ou não?

É que eu, ao contrário dos colombinos, admito não saber tudo, por isso se há resultados de estudos genéticos sobre Cristóvão Colombo em publicação científica, além da acima citada, gostaria de o saber.

Qualquer coisa diferente não é mais do que ruído.

Anónimo disse...

JCJS,

É apenas ruído o facto de os exames antropométricos aos ossos de Diego Colon, efectuados pelo Dr. Miguel Botella, revelarem que morreu com cerca de 60-62 anos, não podendo portanto ser o tal irmão Giacomo Colombo?
É apenas ruído o facto de os exames ao ADN, efectuados pelo Dr. José António Llorente, revelarem que nenhum dos 477 Colombos italianos, Coulons franceses e Coloms catalães é da família de Cristóbal Colón?

Se tudo aquilo que foi divulgado através de outros meios que não uma publicação científica é, para si, apenas ruído, indique-nos onde está, em publicação científica, a conclusão incontestável de que Cristobal Colón era genovês, filho Domenico Colombo e Susanna Fontanarossa.

Adamastor

J. C. S. J. disse...

O ruído que por aí há também diz que esse mesmo estudo antropológico dá aos restos de Colombo 50 a 60 anos de idade ao tempo do óbito. Portanto, um resultado dando uma amplitude bem mais compatível com o rigor exigível à disciplina e - por sinal - englobando bem a idade do navegador atribuída pelos historiadores. Então - mais uma vez - no que ficamos? Não é melhor esperar pela publicação dos resultados em local digno de crédito e passível de referenciação futura?

Anónimo disse...

JCJS,
não me parece que as publicações científicas se destinem propriamente a publicar resultados de estudos, exames ou experiências efectuadas, mas estão mais vocacionadas para divulgar o que há de novo em termos de estudos, exames e experiências. Ou seja, publica-se as novas metodologias (naturalmente com os seus primeiros resultados), mas não se vai publicar depois disso todos os resultados obtidos com a aplicação dessas metodologias (que já deixaram então de ser novidade).
Por isso mesmo, o que o Dr. Llorente fez publicar em revista científica não foram todos os resultados que obteve, mas sim o método que desenvolveu.
Os resultados comparativos sobre Colón, devido ao seu interesse generalizado, divulgou-os através de meios de comunicação.

Adamastor

Anónimo disse...

http://colombo-o-novo.blogspot.com/2010/12/blog-post.html

Cristóbal Colón era un espía al servicio del rey portugués D. Juan II y realizaba una misión para los templarios, según la novela "Colón, la historia nunca contada", escrita por Manuel Rosa. Colón era portugués, y realizaba servicios de espionaje al servicio del rey portugés D. Juan II. Además, su testamento, que data de 1498, es falso. Ésta y otras afirmaciones son destacadas por el novelista hispano-portugés Manuel Rosa, en su obra "Colón, la historia nunca contada". El autor nos descubre todos los misterios sobre la figura del descubridor, cartógrafo y comerciante.

Anónimo disse...

Colon era um templário polaco, Colón era genovês