quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Mulher de Colombo - Nicolau Florentino (6)

FLORENTINO, Nicolau; A Mulher de Colombo, Lisboa, Pap. e Tipografia Guedes, 1892, pp. 63 e 65.


Genealogia de Cristóvão Colombo



Genealogia das famílias Moniz e Perestrelo

2 comentários:

Anónimo disse...

En la página web de GeneAll.net (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=52937) dan una genealogía diferente para Filipa Moniz. Cuál es la verdadera? En que documento o crónica no española se afirma que Bartolomeu Perestrello y Isabel Moniz tuvieron una hija llamada Filipa? Gracias por anticipado

J. C. S. J. disse...

JG,

Boas perguntas!
A árvore apresentada é feita a partir do que Nicolau Florentino escreve nas páginas referenciadas no início do texto. Quais as fontes que usa? Como muito boa gente por esse mundo fora não as indica e quando isso acontece não o faz convenientemente - deveria julgar que basta afirmar-se para que se seja aceite como verdade.
O Genea nem sempre é fiável, neste caso não sei se está certo ou errado. Aliás nesta matéria a maior parte do que se escreveu e escreve pouco valor tem. Pelo menos no Genea são sempre referenciadas as fontes da informação, o que no caso são estudos genealógicos e neste caso só resta avaliar a qualidade dos mesmos.
Não conheço nenhuma fonte primária portuguesa ou outra que referencie o casamento de Cristóvão Colombo com Filipa Moniz. Tudo o que se tem escrito sobre isso tem por base fontes secundárias.