terça-feira, 15 de abril de 2008

Alucinação Total

O delírio total atingiu algumas das linhas de discussão do fórum GeneAll sobre Cristóvão Colombo e nem tudo é justificável pela total ignorância dos mais básicos conhecimentos paleográficos.
É certo que toda a discussão colombina há anos que está inquinada. Só que agora atingiu o cúmulo do ridículo. Os devotos descobriram que a Torre do Tombo tem em linha o Corpo Cronológico e vai daí atiraram-se a ele como o gato ao bofe e a asneira começou a jorrar.
Como aviso aos incautos e aos distraídos declara-se aqui que a leitura feita no referido fórum dos documentos TT-CC-2-1-41 e TT-CC-2-1-42 é totalmente fantasista e não tem – até agora – nada de verdade.
Os documentos são escritos em português; não têm qualquer caracter grego (mas têm numeração romana medieval); não referem qualquer Cristóvão Colombo (ou suas variantes pseudo-históricas); não referem nenhuma Filipa Moniz; não referem nenhum Moliarte... em suma: alucinação integral.

Transcrição: Cento arrobas

(Por baixo está simplesmente um rabisco a trancar a página.
Não está, pois, um alfa rodado. Quando muito seria um gama (muito se gosta de complicar!).

Depois de manifestada tanta ignorância ainda há quem tenha a desfaçatez e a coragem de para criticar historiadores e fontes?

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou farto de dizer que isto não é para ser discutido entre o público mas entre especialistas. Este blogue não tem carácter científico algum. Se acham que têm razão vão discutir a matéria com os que defendem a tese portuguesa, na próxima reunião que irão ter, e aí veremos quais são os que têm razão, não é o público que tem que emitir juízos de opinião, para alimentar controvérsias.

J. C. S. J. disse...

Presumo então que o estimado Anónimo não seja um especialista, pois insiste em tratar estas matérias na praça pública com gente sem credibilidade, como esta modesta pessoa.

Mas numa coisa tem razão, os verdadeiros especialistas não dão atenção ao pensamento das pessoas que diz irão reunir-se proximamente. E têm razão, é que o quilate das ideias dessas pessoas avalia-se bem pela crítica que se faz neste «post».

sas disse...

Efectivamente presunção e água benta não vos falta, graças a Deus!

J. C. S. J. disse...

É a satisfação dum trabalho bem feito.

Anónimo disse...

"É a satisfação dum trabalho bem feito."

Vou registar esta afirmação, para me lembrar dela no dia das vossas exéquias.

Continuem assim então e continuação de bom trabalho!

F. V. F. disse...

Ao anónimo das exéquias.

Está convidado para carpideira.
Se quiser também pode fazer um jejum de nojo, o que é facultativo pois pode estar debilitado.

Para evitar futuros embaraços, posso recomendar alguns paleógrafos, que devidamente remunerados, podem desfazer as vossas dúvidas. Em alternativa basta procurar um qualquer caloiro do curso de História, que poderá fazer um desconto.

Anónimo disse...

Assim se fará como desejado.
Têm vossas excelências algum desejo em especial...alguma indumentária em particular, sei lá, coros de eunucos, de preferência caloiros de História.
É só pedir, estou ao vosso serviço para satisfazer as vossas vontades.
Porque, afinal quem sabe...sabe!

Continuação do vosso bom e frutuoso trabalho!

Anónimo disse...

Ai vão reunir-se também?!... Mas não é isso que interessa. O que interessa é que dê a cara ao público. Desafiem os defensores da tese portuguesa a reunirem-se convosco. É claro que eles também podem não aceitar. Mas não será certamente por receio, mas se calhar porque não perdem tempo com disparates. Mas dúvido que vocês sejam capaz disso. E mais. Para que o público saiba, desafiem a ministra a abrir os túmulos. Ah, mas é melhor não. É que este blogue vive da controvérsia e depois o que é que íam fazer?... Talvez inventar que os chineses tinham chegado à América primeiro!... Quanto à minha alegada insistência em tratar esta matéria na praça pública, nem aí acertam. Reparem que quem insiste em tratar o assunto na praça pública são vocês, precisamnete com um público não especializado sobre o assunto, como já tenho dito tantas vezes... E eles, como qualquer investigador, quando o têm que fazer, dão a cara, mas o prezado autor do blogue, não.

J. C. S. J. disse...

Aparentemente compreendeu-me mal, releia o meu comentário.

Quanto aos chineses, já Gavin Menzies se antecipou mas dele trata - e bem - um dos sítios assinalados ali na barra lateral.

Anónimo disse...

Não compreendi nada mal, compreendi muito bem. Quanto ao Gavin Menzies no meio desta confusão que é este blogue, não o consegui achar...mas como os americanos não falam chinês nem têm os olhos em bico, é mais uma especulação que não merece crédito...

J. C. S. J. disse...

Para quem se orienta bem nas confusões colombinas mas não encontra uma ligação na barra lateral, informa-se que neste blogue essa se localiza do lado esquerdo e tem um índice cronológico dos artigos aqui publicados, um índice temático dos mesmos e ligações para locais externos ao blogue.

Sob o título Referência e ensaio está há meses a ligação The '1421' myth exposed, a qual foi agora acrescentada com nome do autor em causa para ainda mais fácil orientação.

Anónimo disse...

Il existe de nombreux pseudo-historiens qui ne démontrent rien.

Il est amusant de constater qu'il n'existe pas de pseudo-mathématiciens...

Permettez moi de rappeler ce qu'a écrit l'un des plus célèbres mathématiciens de l'antiquité :
"ce qui est affirmé sans preuve peut être nié sans preuve".
Euclide, mathématicien grec du IIIe siècle avant J.C.

Cher J.C.S.J. pourriez-vous traduire cette phrase en Portugais, por favor ?


Nicolas Bourbaki :-),
Paris.

J. C. S. J. disse...

«O que é afirmado sem prova poderá ser negado sem prova». Euclides, matemático grego, séc. III a. C.

Anónimo disse...

"ce qui est affirmé sans preuve peut être nié sans preuve".
Euclide, mathématicien grec du IIIe siècle avant J.C.

Uhhmm…if that is so in fact, where are the undisputable proofs of the Italian Columbus? There for, henceforth I’m in Wright to deny without proof any claims of the appalling official version!

matsukase

J. C. S. J. disse...

Em termos de liberdade de expressão todos os direitos lhe assistem; até o de sustentar erros.

Sobre as maneiras de distorcer raciocínios, queira ver «Falácia» na barra lateral.

Anónimo disse...

Em relação à história do chinês já a sei e não me darei ao trabalho de ler, até porque no meio de tanta confusão continuo sem a achar e o meu interesse sobre ela é nenhum. Parece que quem está cada vez mais alucinado com esta história toda, é o autor deste blogue. Vá ao encontro que os defensores da tese portuguesa irão fazer, para tratar essa alucinação, é que por este andar ainda vai ter que ser hospitalizado e aí ficaremos com menos um humorista na internet.